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Heavy Duty 2016 Award
Transdata has won the Heavy Duty' 2016 from Crane Brasil magazine for the best overland haulage operation. The winner job is the Gigant Rotor Haulage from Araraquara to Santos Port in the State of São Paulo.ENGENHARIA VIABILIZA TRANSPORTE DE ROTOR
Estudos estruturais no trajeto, tráfego noturno e muitas vezes na contramão, e adaptações na viga transportadora abrem caminho para o rotor de 316 t
A Transdata Movimentação de Cargas, empresa sediada em São Paulo e certificada ISSO 9001 / 2008, recebeu o Prêmio Heavy Duty’2016 – Categoria Carga Excedente, pela operação de transporte de um dos maiores rotores fabricados no mundo com 316 t e dimensões de 08,83 x 08,83 x 05,05 m, por uma distância de cerca de 600 quilômetros, em um prazo otimizado de 31 dias entre Araraquara e o Porto de Santos, em São Paulo, onde foi embarcado para Bacia do Rio Xingu, para a usina de Belo Monte.
O conjunto transportador, com o comprimento de 108 m e peso de 675 t, foi composto por três cavalos mecânicos Volvo FH750 8x4 (250 CV) e outros dois de reserva tracionando dois conjuntos de 18 linhas de eixo MC Cometto. A mobilização incluiu também uma viga transportadora Randon para 320 t e um guindauto Palfinger Madal MD300, de 30t.
O principal desafio da operação foram os obstáculos de altura – em função das medidas e peso do rotor – que exigiam a remoção de pontes e viadutos, e de peso, em razão da capacidade portante da Ponte da Represa Billings – o que, a princípio, inviabilizam financeiramente o transporte.
A solução proposta pela Transdata envolveu adaptação de equipamento, estudos de engenharia civil, reforços estruturais no trajeto e utilização de uma rota alternativa. No primeiro caso, a viga teve que ser adaptada para transpor gabaritos de 5,72 e 5,82 m (já que somente o rotor mede 5,05 m). Ela também recebeu dispositivos mecânicos especiais para minimização de possíveis impactos nas estruturas (com base em estudos estruturais prévios em pontes, viadutos e no pavimento, que também chegaram a receber reforços em alguns casos). As obras civis incluíram sete pedágios, mas não ouve a necessidade de obras adicionais na Ponte da Represa Billings – como comprovado em estudo de engenharia específico.
A rota alternativa, de 600 quilômetros, praticamente duplicou a distância entre as cidades de Araraquara e Santos (373 quilômetros) e também exigiu o trânsito de alguns trechos na contramão e que 90% do trajeto fosse percorrido noturno. Foi o que ocorreu na descida da Serra do Mar, de 760º C a 0º, feito na contramão, em uma noite para conclusão – e sem paradas. O desafio final foi a travessia urbana da cidade de Santos – Também percorrido uma noite.
A Transdata aponta como maiores benefícios para o cliente, a otimização do prazo do prazo de entrega, de 75 dias para 31 dias – creditando isso à dedicação de sua equipe e à interação com os órgãos públicos e concessionárias.
A solução proposta, principalmente em função da economia na remoção de passarelas e viadutos (obstáculos altura) e obras na Ponte Represa Billings, segundo a transportadora, levaram a uma redução de 40% nos custos inicialmente previstos.
Revista Crane Brasil, Ano V Nº 49
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